Palestrantes

Confira aqui todos os palestrantes já confirmados para o evento.



Ensaio Adriana

Adriana Santiago

Diretora do Núcleo de Aplicação e Pesquisa da Psicologia Positiva, professora especialista em Psicologia Positiva e Terapia do Esquema, coordenadora de projetos da Revista Papo Cabeça, especialista em Neurociências pela UFRJ, Psicologia Positiva: Uma Integração com o Coaching e Psicanálise. É palestrante internacional, tendo representado o Brasil no XIII Congresso Caribenho de Psicologia na República Dominicana. Publicações: Livro: “O Poder Terapêutico do Perdão”. Capítulo no Livro: “Psicologia Positiva Teoria e Prática.” Artigo Científico nos Anais do Primeiro Simpósio Latino Brasileiro de Psicologia Positiva: “O Poder Terapêutico do Perdão”. Capítulo no Livro: “Psicologia Positiva na Clínica” (no prelo).

Albino Lopes

Albino Lopes (alopes@iscsp.ulisboa.pt), doutor em Psicologia pela Universidade Católica de Lovaina, doutor em Gestão pelo ISCTE, Agregado em Organização e Gestão de Recursos Humanos pelo ISCTE, é Professor Catedrático Jubilado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – ISCSP/ULisboa, onde foi responsável pela Unidade de Coordenação de Gestão. A sua principal área científica de investigação é a do Comportamento Organizacional - Liderança da Cultura. São, ainda, áreas científicas de interesse entre outras a Economia Social e Cidadania e o Desenvolvimento Pessoal e Humano, bem como do Potencial e Gestão de Competências, com publicações nestas áreas do saber.

Alvaro Fonseca

Nasceu e vive em Lisboa. Foi docente universitário e investigador na área da Microbiologia na Univ. Nova de Lisboa. Interessa-se pela reflexão e discussão de temas da contemporaneidade com relevância social ou ambiental. Encontra-se numa jornada de procura de caminhos alternativos ao rumo de insustentabilidade que temos vindo a trilhar e de criação de ligações com pessoas de diversas áreas do saber na mesma senda. Acredita que pensadores, cientistas, artistas e outros cidadãos conscientes e motivados se devem envolver nessa jornada com o risco de termos pela frente um futuro sombrio e hostil.

Ana Calixto Maximino

Professora de Expressão Musical e Dramática no Pré-Escolar e no Primeiro CEB, de Educação Expressiva no Terceiro CEB e Musicoterapeuta no Agrupamento de Escolas Silves Sul. A sua maior experiência e paixão a nível musicoterapeutico é o trabalho com crianças com autismo severo. Possui entre outras formações Bacharelato e Licenciatura na área da música pela ESES; Master e Mestrado em Musicoterapia pela ULL; Pós-graduação em Técnicas e Metodologias Expressivas pelo ISLA; Especialização em Terapias Expressivas (700 h) pelo ISLA; Pós-graduação e Executive Master em Psicologia Positiva Aplicada pelo ISCSP.

Ana Carla Foto

Ana Carla Conforto

Pedagoga com pós-graduação em Psicologia Positiva Integrada ao Coaching. Master Coach certificada pela IAC – International Association of Coaching. MBA em Gestão de Negócio e RH. Sócia Diretora da Conforto Consultoria e Educação Corporativa. Ampla experiência em desenvolvimento e aplicação de Programas de Educação de Lideranças e Coaching Executivo e de Equipe.

Foto Ana Kruel para o Simposio Luso-Brasileiro (1)

Ana Maria Kruel

Larga vivência corporativa no desenvolvimento dos Recursos Humanos, na sua visão, missão e valores. Forte relacionamento interpessoal com equipes de alta performance com atuação em ambientes de mudanças constantes. Consultora em Gestão de Recursos Humanos na Órama Investimentos. Professora convidada do CBMA-RJ – Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem. Gestão em RH, Especialista em Psicologia Positiva: Uma Integração com o Coaching e Neurociência Pedagógica. Personal & Professional Coach. Filiada a IPPA, APPAL e ABP+.

Ana Martins e Saul Neves

Ana Martins é Psicologa Clínica, Mestre em Psicologia da Saúde e Doutorada em Desenvolvimento Psicológico no ciclo Vital. Docente do 1º ciclo em Psicologia no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT).

Saúl Neves de Jesus é Professor Catedrático de Psicologia da Universidade do Algarve, desde 2003, e atualmente desempenha as funções de Diretor do Curso de Doutoramento em Psicologia. Desde 2012 é o representante de Portugal na “Stress and Anxiety International Research” (STAR).

Ana Mina e Débora Miranda

Co-Fundadoras do ManifestaMente, são apaixonadas pelo tema da saúde mental e decidiram pôr mãos à obra para dar resposta às necessidades da sociedade nessa área. Com background em Enfermagem e Pós-Graduações em Psicologia Positiva e em Desenvolvimento de Competências Relacionais, a Ana Mina tem experiência profissional em saúde comunitária e infantil, desenvolvimento pessoal e outras áreas além da saúde. Actualmente trabalha em Life Coaching.

Com background em ciências da comunicação, e Mestrado em Jornalismo de Ciência e especializada em saúde e media online. Débora Miranda tem experiência profissional como jornalista e como técnica de comunicação na Alzheimer’s Society e na London School of Hygiene & Tropical Medicine. Actualmente faz a gestão da Rede Inteligente para a Promoção da Literacia em Saúde na Escola Nacional de Saúde Pública, em parceria com o Ministério da Saúde.

AndreaPerez2

ANDRÉA PEREZ CORREA

Membro-Fundadora do Instituto Brasileiro de Psicologia Positiva – IBRPP, é Professora da pós-graduação do IPOG e da UNA. Palestrante dos temas Felicidade Agora é Ciência, Inquérito Apreciativo, Organizações Positivas, Multidisciplinaridade da Psicologia Positiva e Coaching de Psicologia Positiva. Crítica editorial, organizadora e autora da Coletânea Biblioteca Positiva da Editora Leader, além de TEDx – Ibmec Speaker sobre Autoconhecimento Positivo. É mestra em Sistemas de Gestão pela UFF e Especialista em Psicologia Positiva Uma Integração com o Coaching. Atua como coach como Personal & Professional, Wellness & Health e Coaching Positivo. Escritora da coluna Leituras da revista, Make it Positive – Magazine

AriadneCongresso

Ariadne Gomes

Pós graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental com ênfase em Neurociências e Psicologia Positiva pelo Psi+. Professora e Supervisora Clínica no projeto: A vez do Mestre da Universidade Cândido Mendes (CPAF-RJ). Sócia fundadora do Projeto Calopsitudo, que visa a democratização da Psicologia, Orientadora Profissional, Palestrante com ênfase em Habilidades Sociais para crianças e adolescentes e Terapeuta Cognitivo Comportamental em consultório particular.

Baltazar Martins Jesuino

Frequentou Psicologia na Universidade de Nijmegen, Holanda, e no ISPA. Fez a sua Licenciatura em Antropologia no ISCSP e o Mestrado em Relações Interculturais na Universidade Aberta. Tirou o curso de Filosofia no “Studium Sedes Sapientiae” em Fátima e Teologia em Valencia, Espanha, concluindo no ISET, Lisboa. Outros cursos, workshops, seminários, colóquios, conferências, em que participou, são inúmeros. Tem vários trabalhos publicados, sobretudo na área da Educação de Adultos. Atualmente é adepto da Psicologia Positiva e Investigador da Felicidade.

Brigite Henriques

Psicóloga Clínica, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde. Doutorada em Psicologia, Mestre em Psicologia Criminal e do Comportamento Desviante e Pós-graduada em Criminologia. A minha actividade profissional foca-se na Docência Universitária no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) e como Investigadora do Centro de Investigação de Psicologia do ISMAT (CIP). Sou Formadora nas áreas Comportamental e Segurança Privada e faço consultas de Psicologia, Mediação Familiar e de Conflitos.

Bruna-Ferreira-Teitelroit

Bruna Ferreira Teitelroit

Psicóloga, graduada pela Universidade Federal Fluminense, autora do livro "Especialmente Positivos - a Psicologia Positiva aplicada em pessoas com deficiência" e coautora do livro "Educando Positivamente" (no prelo). Atualmente, trabalha no Instituto Mentalidade Vencedora na área de criação de cursos e treinamentos nos temas de Psicologia Positiva, Coaching, PNL e Inteligência Emocional. Atuou como psicóloga da Escola Especial Crescer, possui experiência na área de Psicologia Clínica, Motivacional, Organizacional e Esportiva. Ministra diversos cursos, palestras e workshops sobre a temática da Psicologia Positiva em diversos campos de atuação.

Carla Fonseca Tomás

Licenciada em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada Mestre em Psicologia da Educação pela Universidade do Algarve Doutorada em Psicologia ao longo do desenvolvimento vital pela Universidade da Extremadura Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses Especialista em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses Especialidade avançada em Coaching Psicológico pela Ordem dos Psicólogos Portugueses Docente do Curso de Licenciatura em Psicologia do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes Técnica Superior de Psicologia no Ministério da Educação.

Carla Furtado

Carla Furtado é a fundadora do Instituto Feliciência, consultoria brasileira dedicada à promoção do florescimento humano e organizacional, baseada em Psicologia Positiva, Neurociência e Felicidade Nacional Bruta. É membro da International Positive Psychology Association. Possui bacharelado em Comunicação Social, Mestrado em Administração de Empresas e Especialização em Design Estratégico. Participa da primeira Master Class em Felicidade Interna Bruta oferecida pelo Schumacher College (Reino Unido), em parceria com o GNH Center (Butão).

PalestranteCarmenCarvalho

Carmen Silvia Carvalho

Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias. Pós-Graduada em Docência Universitária. Especialista em Educação a Distância. Formação Internacional em Coaching Apreciativo, Formação Internacional em Coaching pela SLAC. NeuroCoach e Gestor Coach. Membro de Equipe de Constelações Sistêmicas e Organizacionais. Especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano, Inteligência Emocional e Psicologia Positiva. Certificada em Eneagrama, Storytelling, MBTI I e Modelo Disney de Gestão de Pessoas e Qualidade de Atendimento. Sócia Fundadora do Instituto Goiano de Psicologia Positiva – IGPP. professora, consultora e palestrante.

Catarina Ferreira E Joaquim Armando Ferreira

Catarina Ferreira Mestre em psicologia da educação, desenvolvimento e aconselhamento, pela Universidade de Coimbra, tendo estudado paralelamente na Universidade de Málaga em Espanha e na Universidade La Sapienza de Roma em Itália. Pós-graduada em Terapias de Terceira Geração. Desenvolve projetos psicoeducativos baseados no mindfulness e psicologia positiva, associados à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Trabalhou, enquanto psicóloga, em Espanha e Portugal, tendo o seu trabalho incidido no desenvolvimento de programas de otimização da saúde mental em grupos. Atualmente trabalha como consultora de formação, dentro da área comportamental, na B-Training Consulting.

Joaquim Armando Ferreira, Professor Catedrático da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Apresenta um vasto conjunto de publicações em revistas nacionais e internacionais, pertencendo ao corpo editorial de várias revistas científicas. . joaquim Armando Ferreira,Professor Catedrático da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Apresenta um vasto conjunto de publicações em revistas nacionais e internacionais, pertencendo ao corpo editorial de várias revistas científicas. É Professor Adjunto da State University of New York at Albany, E.U.A. Coordenou diversos projetos de investigação financiados pela FCT, POAT e POPH.

Christiane Pereira Barros

Graduada em Direito pelo Instituto Metodista Bennett, pós-graduada em Recursos Humanos pela UNESA. Formada pela Sociedade Brasileira de Coaching no Personal & Professional Coaching. Especialista em Recursos Humanos atuou por 15 anos nas áreas de Desenvolvimento, Treinamento e R&S. Com formação pelo Instituto Brasileiro de Psicologia Positiva - IBRPP em Psicologia Positiva, atua como Presidente da Escola de Emagrecimento - AmagreSer – capacitando os indivíduos a explorarem o melhor de si mesmo, baseado-se nas intervenções da Psicologia Positiva, com foco na perda e no controle de peso, tendo atuado com o programa em Organizações e Condomínios Residenciais.

Cristina Paula Duarte

Especialista em Serviço Social; Doutoranda em Ciências Sociais, Especialidade Serviço Social pelo ISCSP-UL; Mestrado em Serviço Social.Gestão de Unidades Sociais e Bem Estar pela ULHT e Docente nesta Universidade; Coordenadora do Grupo Espiritualidade e Ciências Sociais (GECS); Investigadora do Centro de Pesquisa e Estudos Sociais (CPES) da ULHT; Membro do Núcleo de Investigação em Serviço Social (NISS) do CAPP.ISCSP-UL; Membro do Conselho Consultivo da UDIP Colinas-SCML. Membro representante do ISCSP no Mind-Brain College of ULisboa. Assistente Social com quinze anos de prática interventiva.

Cristina Rosa Ferreira de Carvalho

Licenciada em Serviço Social com Pós-graduação em Criminologia, Universidade do Porto e Mestrado executivo em Psicologia Positiva Aplicada, ISCSP-Universidade de Lisboa. Desde 1983 trabalha na área da justiça criminal e juvenil como coordenadora, em assessoria técnica, em grupos de trabalho e como formadora na área tutelar educativa e na prevenção criminal e reinserção social. Foi professora no ensino superior. Colaborou na equipa de investigadores do Centro de Administração e Politicas Públicas e tem apresentado comunicações sobre o tema da prevenção criminal e, ainda, no âmbito da psicologia positiva aplicada ao campo da justiça juvenil.

PalestranteDaniel

Daniel MORAIS VIEIRA

Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial, Graduado em Administração e Especialista em Gestão Empresarial, Formação em Personal e Executive Coaching, Master Coaching Sistêmico, Pratictioner em Programação Neurolinguística, Formação em Storytelling, Formação Profissional em Roteiro, Formação em Eneagrama, Formação em Neurociência, Consultor certificado MBTi®, Analista em Dinâmica da Espira. Atua na área de T&D e em cursos de pós-graduação, além da atuação como coach, palestrante e escritor com ênfase em desenvolvimento humano e abordagem sistêmica.

Daniela Levy

DANIELA LEVY

Formação em Psicologia pela Universidade Mackenzie- Pós-Graduada em Psicologia Clínica Hospitalar pelo Instituto do Coração e em Tetapia Cognitivo Comportamental – InCor do HC-FMUSP- Master Coach em Health and Wellness pela Wellcoaches – E.U.A- Fundadora da Associação de Psicologia Positiva da América Latina (APPAL)- Atuou como Diretora de Coaching da empresa Carevolution. Idealizadora e organizadora da 1a. Conferência Brasileira de Psicologia Positiva com participação de Martin Seligman em 2011 no Rio de Janeiro - Brasil.

Diana Tavares e Daniela Anéis

Diana Tavares, concluiu em 2009 o Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde – Núcleo de Sistémica. Tese de Mestrado sobre a aplicação das experiências de fluxo em contexto sénior. Participou no primeiro congresso de Psicologia Positiva em 2004. Concluiu a pós-graduação em Psicologia Positiva Aplicada em 2016 e fundou a Ativo em Casa®, focada na promoção do Envelhecimento Positivo através de serviços de Psicologia que vão ao encontro das necessidades de cada sénior. Integra nas sessões, estratégias oriundas da Psicologia Positiva, da Psicologia Sistémica e da Neuropsicologia.

Daniela Anéis, concluiu em 2009 o Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde – Núcleo de Sistémica. Tese de Mestrado na área da saúde mental e intervenção comunitária, avaliando o sentimento de comunidade em familiares de pessoas com doença mental. Concluiu a pós-graduação em Neuropsicologia decidiu dedicar-se mais a fundo às problemáticas dos idosos. Em 2012 fundou a Universidade Sénior da Marinha Grande onde se dedica a promover o bem-estar e autoestima dos idosos no pós-reforma. Atualmente está a frequentar a especialização em Terapia Familiar e de Casal pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.

Dina Adónis e Carla Silva

Dina Adónis Professora de educação física do 2.º ciclo do ensino básico, com experiência de docência e de formação. Certificação Internacional em Coaching, pela ICF e em PNL, pela ITA. Executive Master em Psicologia Positiva Aplicada, pelo ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa.a Universidade de Lisboa.

Carla Silva – Professora de Biologia e Geologia do ensino básico e secundário, com experiência de docência e de formação. Certificação Internacional em Coaching, pela ICF. Executive Master em Psicologia Positiva Aplicada, pelo ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas,da Universidade de Lisboa.

PalestranteErika

Erika Rangel

Diretora da ProQuality Consultoria. Experiência profissional de mais de 20 anos desenvolvendo talentos, e fortalecendo pessoas e equipes. Trabalhou nos EUA na área de Desenvolvimento Pessoal, Recursos Humanos, Coaching e Treinamento. Desempenhou função de direção e gestão em empresas multinacionais. Mestra em Psicologia, Pós-Graduada em Psicologia Positiva: Uma Integração com o Coaching e Graduada em Comunicação Social é colaboradora em pesquisa da UCR liderada pela Dra. Lyubormisky no Brasil. Professora de Coaching Aplicado na Universidade Veiga de Almeida. Coautora do livro Psicologia Positiva: Teoria e Prática e Educando Positivamente.

ESTELA BARBOSA PAULINO XAVIER

Psicóloga graduada pela UFMS, especialista em Avaliação Psicológica pelo IPOG. Formação em Psicologia Positiva pelo Instituto Brasileiro de Psicologia Positiva (IBPP). Formações em Prevenção ao uso indevido de drogas – lideranças comunitárias (UFSC) e Álcool e Outras Drogas: da Coerção à Coesão (UFSC). Experiência em psicologia social e comunitária no atendimento ao público em vulnerabilidade social. Atua com psicoterapia clínica.

Fernanda Amorim Medeiros

Psicóloga formada pela UFSC, pós-graduada em Psicologia Positiva : Uma Integração com Coaching pela AVM do Rio de Janeiro, dois anos de especialização em Gestalt Terapia pelo Instituto Gestalten em Florianópolis. Trabalhou com recrutamento, seleção e treinamento de pessoas no Brasil e Estados Unidos. Ministrou palestras e treinamentos na área clínica e de Recursos Humanos no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Atualmente, trabalha na área clínica com Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Positiva para crianças, adolescentes, adultos e casais; palestrante em empresas, escolas e instituições.

Fernanda Leal

Historiadora e mestra em Ensino de História pela UFG, Coach e Analista DISC. Apresentou e publicou 12 artigos científicos em congressos nacionais e internacionais, Bailarina, escreveu e dirigiu 6 espetáculos musicais. Atualmente cursa MBA em Psicologia Positiva e Desenvolvimento Humano (IPOG). É professora da pós-graduação da ASGARD Cursos. Realiza palestras e oficinas sobre Inteligência Emocional e Alta Performance. Presta consultoria em empresas e desenvolve um projeto de intervenção de Psicologia Positiva com estudantes de Ensino Médio e Pré-vestibular.

Fernando Humberto Santos Serra

Licenciado em Política Social, mestre em Sociologia e doutor em Educação, na especialidade de Sociologia da Educação. É professor associado do ISCSP e coordena a respetiva Unidade de Serviço Social e Política Social. Coordena também o ISCSP-Cidadania. É membro do Conselho Científico do ISCSP e do Conselho Geral da Universidade de Lisboa. É investigador no CAPP- Centro Administração e Políticas Públicas Leciona, investiga e publica nas áreas da cidadania, ética e direitos humanos, política social, sociologia e política da educação.

Gabriele E Juliana

Gabriele de Oliveira Ribas e JULIANA VIEIRA DE ARAUJO SANDRI

Gabriele Ribas de Oliveira: Formação em Psicologia. Especialização em Psicologia Transpessoal. Especialização em Arteterapia. Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho. Autora dos livros: A Rosa da Gratidão, Caderno do Eu e Caderno do Nós. Idealizadora do Caderno da Gabi, blog que traz inspirações para escrita autêntica, criativa e terapêutica.

Juliana Vieira de Araujo Sandri: Enfermeira. Doutora e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora titular da Universidade do Vale do Itajaí nos Cursos de Enfermagem; do Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho e, Curso Superior de Extensão Universidade da Vida. Membro titular do Conselho Municipal do Idoso.

Garbiñe Delgado-Raack

I am doing my PhD with the TAOS Institute (EEUU) and Blanquerna University (Cataluña). During 2012 and 2014 I studied a Master Degree on posmodern psychotherapy in México. During those years I also finished my International Certificate on Collaborative Practices (TAOS Institute, Houston-Galveston Institute (EEUU) and Instituto Kanankil) as well as my International Diploma on Dialogical Practices (Universidad Adolfo-Ibañez (Chile), Fundación Interfas (Argentina) and TAOS Institute). The final product of this Diploma was a book in which I also participated.

Gilmar Foto

Gilmar Carneiro Filho

Positive Coach formado pela Sociedade Brasileira de Coaching -SBC, palestrante internacional, escritor, idealizador dos programas de coaching para educadores: Educadores em Foco, Time de Educadores Plenos e Positividade na Escola. MBA em Gestão de Empresas pela FGV, Formação em Psicologia Positiva pelo Instituto Brasileiro de Psicologia Positiva - IBRPP e Sócio da Empresa AGGREGA Soluções Humanas. Formador e desenvolvedor de líderes por meio dos programas Seja Líder e Lidere a Sua Vida.

PalestranteGlaucia

Glaucia Yoshida

Doutora em Ciências da Educação, Mestre em Educação Escolar Brasileira, Especialista em Docência Universitária: Formação e Vivência, Especialista em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva, Especialista em Psicanálise e Inteligência Multifocal em Ciências Sociais Master Coach, Formação em Constelação Familiar, Formação em PNL, Qualificada MBTI; Formação em Educação Sistêmica. Tem experiência profissional e pesquisa nos seguintes temas: formação docente, gestão educacional, docência universitária, aprendizagem humana. Editora chefe da Revista Especialize On-line IPOG, profª de graduação e pós-graduação, 26 anos na educação superior e 18 anos dedicando-se a formação de professores.

Grupo bemestar+bemser*bemcomum

O grupo bemestar+bemser*bemcomum integra pessoas envolvidas em práticas de formação de jovens ou de quadros do mundo empresarial, algumas das quais ligadas a instituições universitárias na área de Lisboa. Constatando que o vasto conhecimento produzido ao longo da história humana não evitou o desencadeamento de múltiplas crises, os seus membros sentiram-se compelidos a repensar em conjunto o contributo das universidades, ou de outras instituições envolvidas na construção e partilha do conhecimento, para o bem-estar e sustentabilidade das comunidades e sociedades em que se integram.

Helena Marujo

Helena Marujo

Professora Auxiliar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade de Lisboa, onde é Coordenadora Executiva do Mestrado em Politicas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos e do Executive Master em Psicologia Positiva Aplicada. É doutorada em Psicologia pela Universidade de Lisboa, e investigadora do CAPP – Centro de Administração e Politicas Públicas. Coordena o ISCSP-Wellbeing, uma Unidade de Missão dedicada ao estudo e promoção do bem- estar no contexto da universidade, que ganhou uma bolsa de mérito. É membro da Direção da International Positive Psychology Association, e fez parte da organização dos dois primeiros congressos mundiais de psicologia positiva.

PalestranteHelma

Helma Paiva Neves

Membro-fundadora do Instituto de Psicologia Positiva - IBRPP e coautora do livro Psicologia Positiva:Teoria e Prática e Educando Positivamente (no prelo). Psicóloga pela PUC/MG, MBA em Psicologia Positiva, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, Life coaching e de carreira pela SBC e pelo IBC. Possui vários cursos na área organizacional: PI, BSC com foco em RH, PTG, grafologia, dentre outras. Atua há 20 anos com programas de desenvolvimento humano e consultoria de RH em empresas de diversos segmentos e portes. É idealizadora do Programa Carreira Positiva (Programa Desenvolvimento Universitário). Atua principalmente nas áreas de Educação Positiva, Treinamentos Organizacionais e Coaching Positivo.

Isabel Cristina Ferreira Neves Baltazar

Licenciada em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, 1988), mestre em História Cultural e Política (1995), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e Doutorada em História e Teoria das Ideias, Especialidade de História das Ideias Políticas (2008), pela mesma Universidade, com uma tese intitulada Portugal e a Ideia de Europa. Pensamento Contemporâneo. É membro integrado do Instituto de História Contemporânea (IHC) da FCSH/NOVA e colaboradora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20), da Universidade de Coimbra. É embaixadora de Literacia Social na Universidade dos Valores.

Izabela Rocha Holanda

Psicóloga organizacional e educadora empresarial, tendo ministrado diversos cursos na área comportamental e de gestão de pessoas. Consultora de Recursos Humanos, atuando em parceria com o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Ceará, com foco em melhores resultados para profissionais e empresas. Psicóloga clínica, Master Trainner em Programação Neurolínguistica pela Escola de Ciências Comportamentais e sócia diretora da empresa Performes. Mestranda pela Universidade Federal do Ceará, tendo como alvo o estudo da felicidade no ambiente laboral. Membro associado da Associação Brasileira de Psicologia Positiva.

Joana Filipa Do Vale

Formada em estudos artísticos, percebeu desde 2009 que a área da gerontologia seria a sua grande paixão. Trabalha atualmente como animadora sociocultural de Idosos, e tem-se dedicado ao estudo do Envelhecimento em diversas pós-graduações como Gerontologia, Psicogerontologia e Psicologia Positiva Aplicada. Aplica atualmente muitas técnicas da Psicologia Positiva ao seu trabalho diário, nomeadamente o inquérito apreciativo, o flow, e o significado

José Carlos da Silva Mendes

Mestre em Psicologia Clínica e Saúde, doutorado em Psicologia da Saúde, diretor do INTELECTO – Psicologia & Investigação, colabora com o "Center for Appearance Research” e “Mirror Therapy Research”, na investigação sobre o ajustamento psicológico ao desfiguramento facial adquirido. Autor e co-autor de publicações sobre o desfiguramento facial em Portugal. Atualmente, procura compreender quais os contributos que a Psicologia Positiva na avaliação e intervenção nas preocupações com a aparência.

José Pereira Lamelas

Doutorado em Ciências do Turismo. Licenciado em Gestão de Empresas. Mestre em Ciências de Gestão. Pós-graduado em Psicologia Positiva Aplicada. Acionista da PATRIHOTEL, SA - Hotel Londres (Estoril). Fundador e administrador da ECOFIGE, SA (Lisboa), consultoria, formação, gestão turística e imobiliária, desde 1983. Sócio da cooperativa Biovilla-Turismo Natureza (Arrábida). Professor universitário, (Contabilidade e Finanças, Empreendedorismo e Inovação, Liderança e Comportamento Organizacional). Monitor de seminários e workshops. Publicações em livros e revistas científicas.

PalestranteJoy

JOY STEDILE

Psicóloga graduada (UCS), Fundadora do Motivação Centro de Psicologia. Fez Formação de Coordenadores de Grupo (RC-RS), cursos de Transtornos Alimentares, Obesidade e Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (Projecto-RS). Mestrado em Reiki Terapia (Satya Reiki Communion-RS). Especialização em Hipnoterapia Educativa e Ericksoniana (IHE-SP), Terapia Regressiva (INTVP- SP), Terapia Cognitiva (ITC-SP) e em Psicologia Positiva: Uma Integração com o Coaching (AVM-RJ). Trabalha na área clínica e coordena grupos de Meditação. É membro fundadora do Instituto Positivamente onde desenvolve cursos e palestras sobre Psicologia Positiva.

Leila Ferreira

Formada em Letras e Jornalismo, com mestrado em Comunicação pela Universidade de Londres. Foi repórter da Rede Globo de Televisão (Globo Minas), colaboradora da revista Marie Claire e do jornal Estado de Minas e durante 10 anos apresentou o programa “Leila Entrevista” (Rede Minas de Televisão e TV Alterosa/SBT), que produziu 13 séries internacionais e pelo qual passaram mais de 1600 entrevistados. É autora de cinco livros: “A Arte de Ser Leve”, “Viver não dói”, “Mulheres: por que será que elas…?”, “Que ninguém nos ouça” e “Leila Entrevista: bastidores”.

LeonardoCongresso

Leonardo MORAES

Sócio Fundador do Instituto Goiano de Psicologia Positiva. Atual Diretor Educacional do BSSP CENTRO EDUCACIONAL. Doutor em Educação pela PUC/SP. Mestre em História pela Universidade de Brasília (UnB). Especializando em Liderança & Gestão Organizacional – Franklin Covey; Especialista em Docência Universitária: Formação e Vivência; Sociólogo pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Formação Internacional em Coaching, Certificado em Brain Based Coaching pelo NeuroLeadershi- /FELLIPELLI, Formação em Positive Coaching, Certificado em Desenvolvimento de Equipes Positivas com Ênfase em Virtudes e Forças de Caráter, Certificação em Psicologia Positiva Corporativa pelo Seeds Of Dreams Insitute.

Leonardo Silvério, Margarida Pedroso Lima e Manuel Ortega

Leonardo Silvério. Mestre em Psicogerontologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É parte do corpo clínico do Centro de Apoio Médico, Psicológico e Social do Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes. Tem desenvolvido investigação sobretudo na área da PTSD e intervenção psicoterapêutica na idade adulta avançada.

Margarida Pedroso de Lima. Professora Associada com Agregação na FPCE UC. Os seus domínios de interesse vão para a intervenção desenvolvimental e terapêutica com grupos e para a investigação sobre os factores promotores de bem-estar na idade adulta avançada. Neste âmbito é autora de livros como: ‘Posso participar?’ (Editora Âmbar); ‘Envelhecimentos’ (Imprensa da Universidade de Coimbra); ‘Posso Ser’ (Editora Minerva).

Manuel Ortega. Profesor Doctor Ciencias de la Educación. Universidad de Granada. Director Dpto. Innovación y Formación UNESCO C. A. M. Director Seminario Permanente Formación Abierta Valores en Educación. Licenciado en Psicopedagogía. Diplomado en Educación. Coach Educativo Euroinnova. Experto Universitario: Atención a la Diversidad, Diagnóstico y Educación de Alumnos con Altas Capacidades.

Leonor Araújo

Psicóloga, doutoranda em Comportamento Organizacional no ISCSP, em Lisboa. Mestre em Psicologia Cognitiva, Especialista em Educação Especial e em Terapia e Mediação Familiar. Pós-Graduada em Proteção de Crianças e em Análise de dados em Ciências Sociais. O seu trabalho tem sido desenvolvido nas áreas de Psicologia da Educação, Social e da Justiça. Lecionou no Curso de Pós-Graduação em Educação Especial. Tem apresentado trabalhos académicos e profissionais em congressos e tem pesquisas publicadas em revistas científicas das áreas da educação e das organizações.

LEONOR SEGURADO DE FALÉ BALANCHO

Doutorada e Mestre em Psicologia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). É Docente na Universidade Lusíada, no Curso de Psicologia, lecionando as disciplinas de “Psicologia da Personalidade” e “Psicologia da Educação”. É Membro do Centro de Investigação das Universidades Lusíadas. É autora de dois livros “Ser Pai Hoje” (Editorial Presença) e “Felicidade na Pobreza: Um olhar da Psicologia Positiva (Juruá Internacional)”

Lilian Graziano

Psicóloga e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) Pós-graduação em Psicoterapia Cognitiva Construtivista e especialização lato sensu em gestão empresarial Docente em programas de pós-graduação e cursos in company da Fundação Dom Cabral (FDC), eleita a 12ª melhor escola de negócios do mundo (ranking Financial Times 2017) Autora da primeira tese brasileira sobre PP. Sócia-diretora do Instituto de Psicologia Positiva e Comportamento e da Positive Business School, por meio dos quais oferece cursos e programas customizados na área de desenvolvimento organizacional, a partir dos princípios da Psicologia Positiva.

Luis Granja

é Formador e Coach especialista em Felicidade, Resiliência e Florescimento Humano. Tem 39 anos é licenciado em Gestão de Desporto e Pós Graduado em Psicologia Positiva Aplicada pela Universidade de Lisboa. Autor do recente livro sobre Felicidade e Relações Humanas "A Arte das Relações Humanas - o "Sol" que todos seguem".

LUÍS MIGUEL NETO

Professor Auxiliar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade de Lisboa, onde faz a coordenação cientifica do Executive Master em Psicologia Positiva Aplicada. É investigador do Centro de Administração e Politicas Públicas- CAPP. Recebeu o grau de Doutor em Educação pela Univ. de Massachusetts e possui uma pós-graduação em Terapia Familiar Sistémica pela Faculdade de Medicina da Univ. de Sevilha. É membro da Direção da International Positive Psychology Association.

Magda Altafini

Mestre em Educação PUC/RS, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Psicopedagoga Clínica com 17 anos de experiência, Especialista em Neuropsicologia, Professora em cursos de Especialização em Psicopedagogia e em Educação Inclusiva, Pesquisadora de Psicologia Positiva desde 2009, Palestrante nas áreas de Educação, Psicopedagogia e Psicologia Positiva. Publicações: Livro: Ensinar na Diversidade: Desafio de todos os Educadores e Motivação para Aprender na Vida Adulta (prelo), Co-autora: Educando positivamente (prelo), além de capítulos de livros, artigos em revistas e crônicas.

Manuel Laranja e Ricardo Lopes

Manuel Laranja é licenciado em Engenharia pelo Instituto Superior Técnico, tendo o MBA da Universidade de Warwick e o Doutoramento em Economia Política de Ciência, Tecnologia e Inovação do SPRU - Universidade de Sussex. É atualmente Professor Associado no ISEG - Lisbon School of Economics and Management da Universidade de Lisboa, responsável pela coordenação do Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial e por cadeiras nas áreas da Inovação, Empreendedorismo e Estratégia Industrial.

Ricardo Lopes é licenciado pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, mestrando no ISEG em Gestão e Estratégia Industrial, pela mesma universidade. No seu breve percurso profissional, passou pela Elinov e Uneeq Consulting Group, até fundar a Shift.Co em 2017, onde trabalha atualmente. Interessado em áreas de inovação, criatividade e ecossistemas de empreendedorismo.

Manuel Pelágio

Após 5 anos no Brasil e de 25 anos de experiência em funções executivas, é hoje Professor / Formador, Coach e Orador em diferentes temas associados à Liderança. Formou-se em Gestão de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica no Brasil, seguido de uma pós-graduação na Universidade Nova de Lisboa. Pós-graduou-se em Marketing pelo Instituto Superior de Economia e Gestão e em Gestão Avançada para Executivos na Harvard Business School em Boston, USA. É Professor de Liderança convidado no INDEG-IUL Business School, Coach Certificado pela ICC e pela Inscape em DiSC.

Marcia Cristina Oliveira Fernandes

Psicóloga clínica com experiência de 30 anos na área, atuando como Psicoterapeuta psicodramatista, positiva e sistêmica. É Consteladora e MBA em Coaching. Possui experiência nas áreas da psicologia hospitalar e corporativa e acadêmica. Coordenou cursos de Pós-Graduação na área das Ciências da Saúde e Bem-estar por mais de 15 anos em diversas capitais brasileiras. Educadora credenciada de formações internacionais de sistemas florais (Healingherbs e ABFE). Coautora do livro Psicologia Positiva: Teoria e Prática. Facilitadora de grupos terapêuticos que visam o florescimento humano.

Maria da Conceição Neves Fernandes

Mestre em Ciências da Educação, com especialização em Psicologia da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Lisboa, Pós-Graduada em Educação Especial pela Escola Superior de Educação Jean Piaget, Pós-Graduada em Psicologia Positiva Aplicada pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas de Lisboa, formadora de Mindfulness pela Mindful Schools, Mindful Schools K12 Curriculum Training. Professora de Educação Especial e Assessora do Diretor do Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira. É membro associado do Centro de Investigação Identidade(s) e Diversidade(s) (CIID) - IPL.525

Maria do Carmo Oliveira e Manuel Oliveira

Maria do Carmo Oliveira é mestre em psicologia, com tese defendida na área do otimismo. Possui certificação internacional em coaching, curso de Positive Psychology Coaching, master em PNL. É membro fundador da Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva e fundadora do Clube do Optimismo. Co-autora do programa “Florescer” e do livro “Viver em Tempos de Mudança”. Encontra-se ligada à educação há mais de 30 anos, onde começou como professora tendo desempenhado vários cargos de direção. Atualmente é coach, palestrante, formadora e diretora pedagógica do Colégio Sá de Miranda, responsável pelo projeto “Florescer”.

Manuel de Oliveira é coach, formador e palestrante. É formado em psicologia, com pós graduação em Psicologia Positiva, e Executive Master in Applied Positive Psychology, possui curso de Hipnose Clínica. Membro fundador da Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva. Fundador e diretor do Clube do Optimismo. É co-autor de programas de desenvolvimento do Optimismo e da resiliência e co-autor do livro “Viver em Tempos de Mudança”. Encontra-se ligado à educação há mais de 30 anos, onde tem desempenhado cargos de direção.

Maria do Rosário Bobone e Sofia Chaves

MARIA DO ROSÁRIO BOBONE Licenciatura em Medicina Veterinária na Universidade Técnica de Lisboa · Pós-Graduação em Saúde Pública Veterinária, Universidade Técnica de Lisboa. · Curso de Psicoterapia Gestalt, Instituto de Psicoterapia Gestalt (I.P.G.) de Madrid. · Pós-Graduação em Comportamento Animal e Terapias Assistidas Animais pelo IPG - Instituto Português de Psicologia · Executive Master em Psicologia Positiva Aplicada pelo ISCSP – Instituto de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de lisboa. · Fundadora do projeto “Pets4People”

Sofia Chaves - Professora de 1º ciclo na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, com pós-graduação em Psicologia Positiva pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Formação e experiência no modelo HighScope (modelo educativo de aprendizagem ativa). Trabalha na Escola Raiz, em Lisboa, como professora de primeiro ciclo. É responsável pela disciplina de estudos sociais. Experiência em coaching de novos professores.

MARIA LEONOR GALANTE DELMAS

Pós doutora em Gestão de Pessoas. Doutora em Psicologia Organizacional, mestre em Educação. Psicopedagoga, Assistente social, Psicóloga e Pedagoga. Formação de coaching e neurolinguística ( Portugal). Professora da rede FGV Management (Brasil e Angola). Palestrante e consultora organizacional nos aspectos comportamentais da Gestão de Pessoas nas áreas de: Coaching executivo, liderança, formação de equipes, desenvolvimento humanizado de gestores e desenvolvimento de competências, sempre com embasamento nos ensinamentos e eixos da Psicologia Positiva

MariaMussiCongresso

Maria Mussi

Pedagoga, especializada em Educação Especial, Educação Infantil e Psicologia da Aprendizagem; Psicóloga clínica, com especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental, com MBA em Psicologia Positiva; Mestranda em " Intervención Psicológica en el Desarrollo y la Educación", pela Universidad Europea del Atlántico - Funiber; Diretora Pedagógica do Colégio Eduardo Guimarães-RJ.

Maria Teresa Pires de Medeiros

Professora Catedrática de Psicologia de nomeação definitiva do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores. Agregada em Psicologia. É autora ou coautora de 9 livros da especialidade, 34 capítulos de livros e cerca de três dezenas de artigos em revistas de especialidade. É Investigadora do Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Social e Humano da Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra (IPCDSH). Coordenou/coordena vários projetos de investigação internacionais. Proferiu mais de cento e setenta conferências e palestras nacionais e internacionais.

Mariella Mesquita

Psicóloga Clínica Graduação em Psicologia e Direito Pós-graduação em Administração de Empresas FGV Certificação em Psicologia Positiva Capacitação em Educação Emocional Positiva (em curso) Sensibilização em Mediação - Le Groupement Pro Médiation - Suíça Capacitação de Mediadores e Conciliadores ESA/OAB Certificação em Mediação e Arbitragem FGV Capacitação Nacional em Práticas Colaborativas IBPC Curso: Práticas Colaborativas no Direito de Família Internacional IBPC Atuação como psicóloga clínica na equipe Conversa com Criança Estágio em psicologia jurídica e mediação de conflitos (Tribunal de Justiça - SP).

Marisa Oliveira e Mário Simões

Psicóloga UFMG (1984,) equivalência profissional pela Universidade de Lisboa Executive Master em Positive Psicologia -Univ. Lisboa Doutoranda Psicologia Positiva- Univ. Lisboa.Coordenadora do curso Agentes Ativos da Felicidade em parceria com o laboratório LIMMIT_ (Portugal)Docente convidada curso pós-graduação Hipnose clínica -Hipnose e Psicologia Positiva Univ. de Lisboa e Univ. Fernando Pessoa.Coautora livro Hipnose Clínica –pesquisa prática Coautora Livro Tratado Saúde Holística –Terapeuta Floral.

Mário Simões Professor Agregado de Psiquiatria na Faculdade de Medicina de Lisboa Criador e diretor do laboratório LIMMIT (Faculdade de Medicina-Universidade de Lisboa.Co-autor da Trajetória de Vida Positiva e do Ecossistema Agentes Ativos da Felicidade.Director dos Cursos de Pós-Graduação de Hipnose Clínica e Experimental (Universidade de Lisboa e Universidade Fernando Pessoa).Co-autor dos livros Psicologia da Consciência – Pesquisa e Reflexão em Psicologia Transpessoal e Hipnose Clínica – teoria, pesquisa e prática.

Marisa Oliveira, Mário Simões, Marcelo Demarzo

Marisa Oliveira Psicóloga UFMG (1984,) equivalência profissional pela Universidade de Lisboa Executive Master em Positive Psicologia -Univ. Lisboa Doutoranda Psicologia Positiva- Univ. Lisboa.Coordenadora do curso Agentes Ativos da Felicidade em parceria com o laboratório LIMMIT_ (Portugal)Docente convidada curso pós-graduação Hipnose clínica -Hipnose e Psicologia Positiva Univ. de Lisboa e Univ. Fernando Pessoa.Coautora livro Hipnose Clínica –pesquisa prática Coautora Livro Tratado Saúde Holística –Terapeuta Floral.

Mário Simões Professor Agregado de Psiquiatria na Faculdade de Medicina de Lisboa Criador e diretor do laboratório LIMMIT (Faculdade de Medicina-Universidade de Lisboa.Co-autor da Trajetória de Vida Positiva e do Ecossistema Agentes Ativos da Felicidade.Director dos Cursos de Pós-Graduação de Hipnose Clínica e Experimental (Universidade de Lisboa e Universidade Fernando Pessoa).Co-autor dos livros Psicologia da Consciência – Pesquisa e Reflexão em Psicologia Transpessoal e Hipnose Clínica – teoria, pesquisa e prática.

Marcelo Demarzo médico, doutorado, docente do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP. Docente visitante da Universidade de Zaragoza, Membro da Comissão Organizadora e Responsável pelo Módulo Prático do “Máster en Mindfulness” na mesma Instituição. Professor de “Mindfulness para Saúde” com formação na Inglaterra (Instituto Breathworks), e nos EUA (Center for Mindfulness in Medicine, Health Care, and Society – University of Massachusetts) com Jon Kabat-Zinn e Saki Santorelli

Martin Seligman

Dr. Martin E.P. Seligman is the Director of the Penn Positive Psychology Center and Zellerbach Family Professor of Psychology in the Penn Department of Psychology. He is also Director of the Penn Master of Applied Positive Psychology program (MAPP). He was President of the American Psychological Association in 1998, during which one of his presidential initiatives was the promotion of Positive Psychology as a field of scientific study. He is a leading authority in the fields of Positive Psychology, resilience, learned helplessness, depression, optimism and pessimism. He is also a recognized authority on interventions that prevent depression, and build strengths and well-being. He has written more than 275 scholarly publications and 20 books.

Miguel Pereira Lopes

Pós-Doutorado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Doutorado em Psicologia Aplicada (Psicologia Organizacional) pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal, na área de investigação da Liderança e dos Estudos Organizacionais Positivos (Classificação de Muito Bom com Distinção e Louvor por Unanimidade).Licenciado em Psicologia, especialidade de Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa, Portugal. Investigador no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) Coordenador do Grupo de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional do CAPP

FOTO MIRIAM RODRIGUES

Miriam Rodrigues

Idealizadora do programa Educação Emocional Positiva.Psicóloga há 15 anos. Especialista em Psicologia Clínica e em Medicina Comportamental pela UNIFESP. Psicóloga escolar na Wish School.Ministra cursos de Educação Emocional Positiva e habilidades socioemocionais para o bem-estar em escolas públicas e particulares por todo pais.Presta assessoria a profissionais das áreas da saúde e educação para implementação de programas de saúde emocional. Autora de 11 livros publicados na temática psicologia positiva, educação emocional e terapia cognitiva.

Mónica Pinheiro Godinho Silva

Formação em psicologia clínica pelo ISPA. Pós-graduada em psicologia da saúde (ISPA) e em psicologia positiva aplicada (ISCSP). Trabalha como psicóloga em contexto escolar há vinte anos. As áreas de atuação são a orientação escolar e profissional, o apoio psicopedagógico e o apoio ao estabelecimento de relações entre a comunidade educativa.

NÚBIA CORREIA

Carreira de mais de 30 anos dedicados à Prestação de Serviços e Gerenciamento e Desenvolvimento de Projetos e Sistemas. Atuante em trabalhos voltados para Desenvolvimento Humano, Coaching e Psicologia Positiva, nas organizações e para o público. Mestre em Administração. MBA em Gerenciamento de Projetos e Certificada Stanford Project Manager (SCPM). Pós-graduação Psicologia Positiva Integrada ao Coaching pelo PSI+. Contadora e Estatística. Coach certificada pela SLAC. Consteladora Familiar. Professora convidada na FGV, PUC-Rio, UCAM e Estácio de Sá, em seus cursos de Pós-Graduação de Gerenciamento de Projetos. Co-autora do livro “Capacitação em Gerenciamento de Projetos - Guia de Trabalho”

Patrícia Jardim da Palma

Doutorada em Psicologia das Organizações e Empreendedorismo e Professora no ISCSP- Ulisboa. Coordenadora das Pós-graduações “Gestão de Recursos Humanos” e “Empreendedorismo e Inovação” deste mesmo Instituto. Investigadora e autora de vários artigos científicos, capítulos de livros e livros, entre os quais se destacam Paixão e Talento no Trabalho, Psicologia para Não Psicólogos: A Gestão à luz da Psicologia ou Gestão ou Liderança de Talentos … Para Sair da Crise. Coordenadora da Escola de Liderança e Inovação do ISCSP. Coordenadora da Unidade de Missão ISCSP-Empreendedorismo. Apresenta comunicações em conferências científicas internacionais da área e é frequentemente convidada como oradora por organizações e empresas que atuam em território nacional. Co-fundadora e organizadora do Congresso de Comportamento Organizacional e Gestão, que congrega professores e investigadores do espaço lusófono, contando já com 4 edições.

Patricia Mendes Calixto

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande (1999), mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2003) e doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2012). Faz estágio de pós-doutoramento na Universidade de Lisboa sob a orientação da professora Helena Águeda Marujo. Atualmente é professora do IFSUL, Câmpus Charqueadas.

PAULO FREDERICO MEDEIROS CLEMENTINO

Psicólogo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais; Pós-Graduado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei. Formação em Terapia Cognitivo Comportamental e aprimoramento na Association for Psychological Therapies (UK). Tem certificação internacional em Positive Youth Development (4H Youth Development Program - University of California/ Family and Youth Service Bureau - FYSB). Aprimorou seus estudos em Psicologia Positiva, em curso ministrado por Barbara Fredrickson (Universidade da Carolina do Norte - EUA)

Paulo Luís e Patricia Sarmento

Paulo Luís, Psicólogo Master em Psicologia Positiva Aplicada; Pós-Graduado em Formação de Adultos e Terapia Familiar. Encantado pela Psicologia Positiva e Construcionismo Social. Ligado à Formação, à Terapia Familiar e à Psicoterapia, tenho no www.positivegrowthproject.com o foco das minhas energias para aproximar a Psicologia Positiva das pessoas e das comunidades e aumentar o Florescimento Humano.

Patrícia Sarmento Psicóloga Formadora certificada Mestre em Sociedade, Risco e Saúde Pós-graduada em: Psicologia Positiva Aplicada e Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias Patrícia é psicóloga comunitária. É também supervisora e formadora de professores e educadores. No seu blog, desenformar.com, partilha ideias e ferramentas. Dinamiza o projeto de educação positiva, Semear Valores.

Pedro MIguel Ferreira

Pedro Miguel Ferreira é consultor e facilitador de inovação e gestão da mudança positiva, com mais de 17 anos de experiência em contexto organizacional e um background diverso, que compreende uma Licenciatura em Agronomia (UAg), um Mestrado (M.Sc) em Biotecnologia (IST/UL), Pós-Graduações em Psicologia Positiva Aplicada (EMAPP - ISCSP/UL), Prospectiva, Estratégia e Inovação (IDEFE/ISEG-UL), Gestão de Marketing (IPAM) e Gestão da Qualidade (ISQ/UNL), bem como certificações profissionais como formador e auditor coordenador Qualidade, Responsabilidade Social, Inovação e Segurança Alimentar.

Poliana

Poliana Landin

Psicóloga, Pós-graduada em Gestão de Pessoas por Competência e Coaching e Mestre em Psicologia. Coordenadora da Especialização em Avaliação Psicológica, do MBA Executivo em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva e da especialização em Neuropsicologia do Instituto de Pós-graduação e Graduação – IPOG. Atua na área de Avaliação Psicológica, Orientação Profissional e de Carreira, Psicologia Positiva e Desenvolvimento Humano. Pesquisadora e palestrante com ampla experiência em gestão, com ênfase em Gestão de Pessoas e desenvolvimento do potencial humano. Sócia-fundadora do Instituto Goiano de Psicologia Positiva – IGPP.

Rafael Crooz e Mónica Franco

Rafael Crooz (31), é ator e diretor teatral. MBA em Gestão do Terceiro Setor pela FACINTER (2013). Ator formado pela UNIRIO (2008). Assessor institucional do Centro Universitário de Barra Mansa-UBM (2015) no Brasil. Em Portugal, está a concluir a formação em Líder em Forest School (Greenbown) e ajudou a fundar a Associação Escolas da Floresta - Forest School Portugal. É mestrando em Educação e Sociedade no ISCTE-IUL (Lisboa), onde se dedica a pesquisar as práticas educativas na natureza, tanto na infância como ao longo da vida.

Mónica Franco é Fundadora e Vice Presidente da Associação Movimento Bloom, Associação Ambiental sem fins lucrativos. É representante em Portugal da Sharing Nature Wordwide enquanto Country Coordinator. Está a concluir a formação em Líder em Forest School (Greenbown) e ajudou a fundar a Associação Escolas da Floresta - Forest School Portugal (2017) Licenciada em Relações Publicas e Publicidade pelo Instituto Superior de Novas Profissões e formada em pedagogia Waldorf.

Rafael e Claudia a enviar

Rafael Garcia e Claudia Pedroso

Rafael Garcia Oliveira, psicólogo clinico, formado pela Universidade Luterana do Brasil, palestrante, escritor, pós-graduado em Avaliação Psicológica, especialista em Psicologia Positiva pela UFRGS e idealizador do Ponto Mutação – Desenvolvendo Potenciais. Cláudia Maria Pedroso Dias, psicóloga clínica, formada pela Universidade Luterana do Brasil, palestrante, escritora, Personal & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching e idealizadora do Ponto Mutação – Desenvolvendo Potenciais.

Renata Abreu

Autora, consultora organizacional e coach executiva, credenciada pela ICF ACC, atua com desenvolvimento humano e coaching de Psicologia Positiva nas organizações e para o público. Autora do livro “Felicidade Feminina: Uma escolha possível com práticas da Psicologia Positiva” e coautora do livro “Psicologia Positiva: Teoria e Prática” tem 20 anos de experiência corporativa em consultoria multinacional, onde trabalhou como diretora na liderança de projetos de transformações organizacionais, gestão da mudança e capital humano. Pós-graduada em Psicologia Positiva: Uma Integração com o Coaching, graduada em Administração de Empresas, Continuing Education em Gestão de Pessoas pela Kenan Flager Business School, U.N.C.

Renata Borja

Renata Borja é mestre em Relações Interculturais pela UAB. É formada em letras e psicologia e é especialista em Terapia Cognitiva pelo ITC. É professora do CEAP e supervisora Clínica. É líder comunitária. Palestrante em órgãos governamentais e privados e congressos de psicologia e medicina nacionais e internacionais. Participou de curso no Instituto Beck. Publicações: Criadora da “Agenda Cognitiva”; Capítulo no livro: “Abordagens Cognitivo Comportamentais no contexto escolar”; Coordenadora da tradução do exemplar da APA: “Os 20 princípios mais importantes da psicologia para o ensino e aprendizagem de estudantes da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio”.

PalestranteRicardoSa

RICARDO SÁ

Mestre em Sistemas de Gestão com ênfase em Responsabilidade Social, Psicólogo e Arte-Educador, Ator, Especialista em Psicologia Positiva: Uma Integração com o Coaching e Educação Estética, Curso de Gestão no INSEAD (França) e de Coaching (Universidade de Navarra - Espanha), Personal and Executive Coach certificado pelo ICI – Integrated Coaching Institute e Professor da Pós-Graduação em Psicologia Positiva do PSIMAIS/UCAM, Professor da DUPPAE (Diplomatura Uruguaya de Psicologia Positiva Aplicada a La Educación), Membro Fundador da RELAPPA (Rede Latinoamericana de Psicologia Positiva Aplicada). Coautor de livros, 2016. Consultor do CENTRAR. Palestrante em Congressos Nacionais e Internacionais.

Rita Elizabeth Menezes de Amorim

Mestre em Engenharia de Produção pela UFRJ.Especialista em Psicologia Positiva Uma Integração com o Coaching pela UCAM e Gestão de Pessoas pela FGV.Formação como Coach: Personal & Professional Coaching e Líder Coach pela SBC, reconhecida pelo Behavioral Coaching InstitutePsicóloga e Servidora da Fiocruz, responsável pelo Serviço de Gestão do Trabalho – Cogic - Professora de MBA, convidada pela Universidade Veiga de Almeida, em Educação Corporativa e Recursos Humanos. Palestrante da área de Gestão de Pessoas e atua com: Capacitação e Desenvolvimento, Recrutamento e Seleção, Qualidade de Vida, Projetos em RH, Coaching e Psicologia Positiva.Coautora do livro Psicologia Positiva: Teoria e Prática.

Selma Fernandes

Possui 25 anos de experiência na área de RH, atualmente é a head de RH da Infoglobo, Editora Globo e Valor Econômico – empresas do Grupo Globo. Formada em Pedagogia, com MBA Executivo pela Coppead; certificada em Coaching Integrado pelo ICI e em Psicologia Positiva pelo IBPPP; credenciada na metodologia de Transformação Cultural pelo Barrett Values Center e nos instrumentos DISC e TEIQ pela Thomas Internacional. Na FDC/Insead cursou o programa Gestão Estratégica. Trabalha com coaching executivo e de carreira; processos de assessment; mapeamento de competências e desenvolvimento de lideranças.

SILVIA MARCONDES DUARTE

Psicóloga pela PUC-RJ, pós-graduada em: Psicologia Positiva (PSIMAIS), Neurociência Pedagógica e Psicopedagogia Institucional (UCAM), especialização TCC (CEPAF). Formação em Psicologia Positiva Aplicada (SBC), Certified Positive Psychology Pratitioner (ICR/chancelado por Martin Seligman). High Performance Talents (ICR/SBC). Positive Leader Brian Tracy Institute(BTI)/Intitute of Coaching Research (ICR)/Association for Coaching (AC). Leader as Optimizer (BTI/ICR/AC/SBC). Positive Discipline Parent Educator/Educador Parental em Disciplina Positiva pela Positive Discipline Association (EUA). Positive Discipline Classroom Educator/Educador em Sala de Aula - Positive Discipline Association (EUA). Psicóloga Clínica Infância/Adolescência/Orientação de Pais – Escola.

Sonia Pedroso Gonçalves

Licenciada, Mestre e Doutorada em Psicologia do Trabalho e das Organizações pelo ISCTE-IUL. Especialista em Psicologia da Saúde Ocupacional pela OPP e em Administração e Gestão pelo Instituto Politécnico de Tomar (IPT). Docente no IPT. Investigadora integrada no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP/ISCSP-UL). Autora e co-autora de diversas comunicações, artigos e capítulos nacionais e internacionais

Sonia Ramos

Psicóloga, Pós-graduada em Psicologia Positiva: Uma Integração com o Coaching pela UCAMRJ, Profa. Especialista em Pós-graduação e no MBA em Psicologia Positiva, com MBA em Gestão Empresarial, pela FGV-RJ. Certificada em NeuroCoaching, Executive Coaching, pelo NeuroLeadership Group, e em Wellness & Health Coaching, pela SBWC. Ampla experiência em Coaching Executivo, Coaching de Transição de Carreira e Wellness Coaching, atuando há mais de 25 anos como Consultora em desenvolvimento organizacional em empresas de grande porte, em diversos segmentos. Atual Executiva de RH em empresa do mercado segurador.

Soraia Garcês, Margarida Pocinho e Saul Neves de Jesus

Soraia Garcês, Doutorada em Psicologia Educacional, investigadora na Universidade da Madeira (UMa) no Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais e bolseira de pós-doutoramento da ARDITI (Agência Regional para o Desenvolvimento de Investigação, Tecnologia e Inovação da Madeira.) na UMa.

Margarida Pocinho, Doutorada em Psicologia Educacional, Professora com Agregação e membro do Conselho Geral da Universidade da Madeira. Membro e coordenadora da área da Psicologia no Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais.

Saúl Neves de Jesus, Doutorado em Psicologia Educacional, Vice-Reitor para a Educação e Cultura da Universidade do Algarve, Professor Catedrático da Universidade do Algarve, Diretor do Doutoramento em Psicologia, Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Presidente do CIEO (Centro de Investigação avaliado como “Muito Bom” pela FCT).

PalestranteSoraya

Soraya Farias

Idealizadora do projeto Empreend@123 e da Mentoria Empreendedorismo para Vida, Psicóloga clínica graduada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, pós-graduada em terapia cognitivo-comportamental com ênfase em neurociências pelo CPAF/UCAM-RJ; formada em Life and Professional Coaching com certificação internacional pelo Núcleo Pensamento e Ação com Arline Davis, formada em Orientação Profissional pelo Grupo de Pesquisa e Prática Clínica Orientando, Coaching de Saúde e Bem Estar pelo Carevolution – SP; formada em Psicologia Positiva pelo Instituto Brasileiro de Psicologia Positiva – IBRPP e MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing pela PUCRS (em curso).

Tatiana Árias Ruiz

Consultora e formadora em Comunicação Estratégica, com mais de 20 anos de experiência em TV e produção de eventos, na Península Ibérica e América Latina. Formada em Jornalismo pela Universidade Católica da Venezuela, possui um Master in Global Marketing pela Universitat Ramon Llull de BCN, Espanha. Cursou uma pós-graduação em Psicologia Positiva Aplicada, na Universidade de Lisboa. Obteve uma certificação internacional em coaching e é membro do World Class Speaking Coach Certification Program. No 2008, fundou a empresa Inspire Audiências, em Lisboa. Com a metodologia do speech coaching e media training, tem vindo a capacitar centenas de executivos, desportistas e apresentadores de TV em: Holanda, Alemanha, Espanha, Portugal, Angola, Cabo Verde, Miami, Colômbia e Venezuela.