É amplamente reconhecido que o desemprego acarreta diversas consequências individuais e sociais. Em termos individuais frequentemente coloca-se o foco no risco para a saúde, e desenvolvimento de (Psico)patologia. Esta comunicação visa apresentar parte dos resultados de um estudo que analisando comparativamente indivíduos empregados e desempregados teve por objectivo averiguar as implicações psicológicas do desemprego, concretamente o seu impacto no bem-estar, bem como a abordagem de fatores facilitadores da adaptação a uma situação adversa como a perda involuntária de emprego


CONHEÇA O PALESTRANTE:

Ana Martins e Saul Neves

Ana Martins é Psicologa Clínica, Mestre em Psicologia da Saúde e Doutorada em Desenvolvimento Psicológico no ciclo Vital. Docente do 1º ciclo em Psicologia no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT).

Saúl Neves de Jesus é Professor Catedrático de Psicologia da Universidade do Algarve, desde 2003, e atualmente desempenha as funções de Diretor do Curso de Doutoramento em Psicologia. Desde 2012 é o representante de Portugal na “Stress and Anxiety International Research” (STAR).