A investigação “Programa de Psicologia Positiva aplicado ao contexto escolar: construção e estudo quase experimental” teve como objetivo o desenvolvimento de uma intervenção aplicável, com análise dos resultados. Realizou-se um estudo piloto no Instituto Montes de Toledo, em Espanha e, da amostra, constam 140 indivíduos divididos em grupo controlo e grupo experimental, sendo esta recolhida no antes e pós-programa, no Instituto Educativo de Souselas, em Portugal. Os resultados obtidos sugerem a validade do programa nas dimensões de atenção, concentração, afeto positivo, diminuição da ansiedade e evitamento em situações relacionadas com o contexto escolar


CONHEÇA O PALESTRANTE:

Catarina Ferreira E Joaquim Armando Ferreira

Catarina Ferreira Mestre em psicologia da educação, desenvolvimento e aconselhamento, pela Universidade de Coimbra, tendo estudado paralelamente na Universidade de Málaga em Espanha e na Universidade La Sapienza de Roma em Itália. Pós-graduada em Terapias de Terceira Geração. Desenvolve projetos psicoeducativos baseados no mindfulness e psicologia positiva, associados à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Trabalhou, enquanto psicóloga, em Espanha e Portugal, tendo o seu trabalho incidido no desenvolvimento de programas de otimização da saúde mental em grupos. Atualmente trabalha como consultora de formação, dentro da área comportamental, na B-Training Consulting.

Joaquim Armando Ferreira, Professor Catedrático da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Apresenta um vasto conjunto de publicações em revistas nacionais e internacionais, pertencendo ao corpo editorial de várias revistas científicas. . joaquim Armando Ferreira,Professor Catedrático da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Apresenta um vasto conjunto de publicações em revistas nacionais e internacionais, pertencendo ao corpo editorial de várias revistas científicas. É Professor Adjunto da State University of New York at Albany, E.U.A. Coordenou diversos projetos de investigação financiados pela FCT, POAT e POPH.